sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BOM SENSO PARA SE VESTIR NO "CASUAL DAY"

Por Janaína Bernardes
Não há a menor dúvida: se colaboradores de empresas pudessem optar entre trabalhar de calças jeans e tênis confortáveis, ao invés dos ternos e gravatas apertadas (no caso dos homens) e de meias-calças e sapatos de bicos finos (no caso das mulheres), a maioria diria que sim!

Em algumas empresas, este desejado vestuário é liberado às sextas-feiras, no chamado casual day, uma prática que cresce a cada dia no Brasil. É uma espécie de preparação para o final de semana, ou para o chope no final do expediente, quando as empresas, especialmente bancos, escritórios de advocacia e corporações de grande porte permitem que seus funcionários “relaxem” no visual. Cada organização adota uma política diferente, algumas permitindo o estilo mais casual também nos dias que antecedem feriados.

Porém, relaxar não quer dizer de qualquer jeito. Como em todos os outros dias, bom senso é indispensável, pois, apesar da permissão do uso de roupas mais casuais, não se deve esquecer que se trata do ambiente de trabalho, portanto, elegância e discrição são fundamentais. Muita gente extrapola esse limite e a empresa fica parecendo uma verdadeira boate ou mesmo um clube.

No caso das mulheres, a atenção deve ser maior, pois já existe uma tendência natural à sensualidade, às vezes explorada além da conta. Portanto, saias curtas, decotes ousados e calças muito justas estão vetados. Os homens devem evitar camisas com estampas e do time do coração, bem como jeans desfiados, moletons e tênis.

O importante é não passar uma impressão equivocada e incompatível com o cargo ocupado. Afinal, cada coisa em seu lugar. O trabalho pode até ser mais divertido na sexta-feira, mas ainda assim é trabalho e o funcionário deve estar prevenido para uma reunião de última hora ou uma visita inesperada de um cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário