sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PESQUISAR É PRECISO, ECONOMIZAR ENERGIA TAMBÉM.

Por Janaína Bernardes
Você já ouviu falar que pesquisar no Google polui o meio ambiente?
O físico de Harvard, Dr. Alex Wissner Gross, revelou que sim. Segundo ele, em cada consulta no site de busca mais utilizado do planeta, são liberados na atmosfera cerca de 7 gramas de dióxido de carbono (CO²), um dos gases responsáveis pelo aquecimento global. E que o resultado de duas consultas, que equivale a 14 gramas de CO² seriam suficientes para preparar uma xícara de chá numa chaleira elétrica. O cientista atribuiu a emissão do referido gás à energia elétrica utilizada pelas inúmeras centrais da empresa espalhadas pelo mundo. Energia esta, proveniente, na maioria das vezes, da queima de combustíveis fósseis. Considerando todas as buscas feitas no Google, Wissner-Gross deduziu que por ano, são liberados 1,28 milhões de toneladas de CO² na atmosfera, cifra semelhante a das emissões do Laos, o 151º país mais poluente do mundo.

A Google se defende e diz que os números divulgados por Wissner-Gross são muito superiores à realidade. Segundo a empresa a emissão de CO² é de 0,2 gramas por pesquisa e não de 7 gramas. De qualquer forma, a empresa arrumou uma maneira de diminuir a poluição em suas ações. Além de ser co-fundadora de um grupo que pretende reduzir, pela tecnologia, a emissão do gás poluente em 50% até 2010 (o equivalente a 54 toneladas de CO²), lançou o http://www.eco4planet.com/, uma espécie de Google verde, que economiza 20% de energia através da utilização da tela predominantemente preta, se comparada à tela branca. Soma-se a isso, o fato de que o eco4planet pode gerar menos cansaço visual.

Considerando que são realizadas 1,4 bilhões de buscas diárias no site com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa, a Google garante que economizará anualmente mais de 5,3 milhões de kilowatts/hora. O valor equivale a mais de 48 milhões de televisores em cores desligados por uma hora e mais de 133 milhões de computadores fora da tomada pelo mesmo período.

Não importa se são 7 ou 0,2 gramas. Levando em consideração que vivemos em uma era onde nenhuma decisão ou ação tem consequências isoladas, por que não começarmos a mudança por pequenos hábitos diários?

Um comentário:

  1. Por min poderíamos voltar ao tempo onde cada casa precisava ter seu atlas ou aquela coleção barsa completa com mais de 100 livros !!! hahaha bjss

    ResponderExcluir